Quem somos



O Geint - Grupo de Estudos de Integralismo e outros movimentos nacionalistas registrado no Diretório de pesquisas do CNPQ,  congrega 35 pesquisadores e sete estudantes de todo o Brasil, com o intuito de estimular a interlocução entre as pesquisas, promover debates, difundir e promover eventos e cursos e, principalmente, aprofundar estudos sobre temáticas e metodologias que envolvem os estudos de Fascismos, Antissemitismo, Negacionismo e revisionismo, Tradicionalismo, Chauvinismo, Nazismo e neo-nazismo, Integralismo e neo-integralismo, Direitos Humanos, Ditaduras, Intolerâncias, Resistência e Nacionalismos diversos - ou seja, estudos que dialogam com o tema da História dos Partidos e Movimentos de direita.  Possui quatro linhas de pesquisa: Estudos sobre a Direita e Autoritarismos, História e Memória do Integralismo, História Política e Discursos e Intelectuais e Integralismo. É importante ressaltar que nosso grupo de estudos não tem quaisquer vínculos com tais ideologias ou grupos que lhes façam apologia.

Líderes

Marcia Regina Carneiro
Professora Adjunta, com Dedicação Exclusiva, do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense, lotada no Departamento de Ciências dos Fundamentos da Sociedade. Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Graduação em História, Especialização em História do Brasil, Mestrado em História Social e Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Atua em pesquisa, principalmente, nos seguintes temas: História e Memória, Literatura e História, Cultura e História, militância política, pensamento integralista, estudo das questões de gênero, História Política e da Ciência.


Renato Alencar Dotta
Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em História Social (2003), bacharel (1997) e licenciado (1998) em História pela USP. Historiador do Museu Barão de Mauá (SP). Tem experiência técnica em museus e patrimônio e docência no ensino fundamental e médio. Criou o GEINT (Grupo de Estudos sobre o Integralismo) a partir de uma lista de discussão na internet em setembro de 2001. Co-organizou dois livros sobre integralismo com o Arquivo de Rio Claro: Integralismo - Novos Estudos e Reinterpretações (2004) e Dos Papéis de Plínio - Contribuições do Arquivo de Rio Claro para a Historiografia Brasileira (2013). É pesquisador associado do Grupo de Estudos do Integralismo e Outros Movimentos Nacionalistas (UFF-CNPq) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade (UFABC). Temas com que trabalha: História Política (autoritarismo, integralismo, movimentos fascistas, Era Vargas), História Regional (cidade de São Paulo e ABC Paulista) e Meseus e Patrimônio Cultural.


 
Pesquisadores 

Alexandre de Almeida 
Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo. Bacharel e licenciado em História, pela PUCSP. Na mesma instituição concluiu, em 2004, o mestrado em Ciências Sociais com a dissertação Skinheads: os mitos ordenadores do Poder Branco Paulista. Desenvolve investigações sobre processos de construção de identidades, mitologia política, memória e patrimônio, com foco em organizações e movimentos juvenis. Há quinze anos trabalha em projetos de organização de arquivos históricos públicos e privados. Atualmente, coordena o setor de Arquivos Audiovisual e Sonoro do Acervo Presidente Fernando Henrique Cardoso. É pesquisador associado do Grupo de Estudos do Integralismo e outros movimentos nacionalistas (UFF-CNPq) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade (UFABC). Na área de educação, é docente de História para o Ensino fundamental II e Médio na Rede de Ensino Municipal de São Paulo.
Ana Maria Dietrich
Professora adjunta do Bacharelado de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC. Pós-Doutora pelo Departamento de Sociologia do IFCH da Unicamp. Doutora em História pela USP com a tese Nazismo Tropical? O Partido Nazista no Brasil. Foi pesquisadora do Centro de Estudos de Antissemitismo (Universidade Técnica de Berlim) em 2003-2004 quando desenvolveu Doutorado em caráter sanduíche. Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Universidade de São Paulo (1995), graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1994) e mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). Autora de diversos livros e artigos, entre eles, Caça às Suásticas - O partido Nazista em São Paulo (Imprensa Oficial / Humanitas 2007). Membro colaborador do Mestrado em História da Universidade Severino Sombra (USS-RJ), linha de pesquisa História da Cultura. Membro colaborador do Mestrado em Ensino, História e Filosofia da Ciência da UFABC. É editora da revista Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades e da Contemporartes - Revista de Difusão Cultural. Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade - LEPCON ligado ao grupo homônimo de pesquisa do CNPQ. Atua como colaboradora da Escola Livre de Literatura ligada a Prefeitura de Santo André. Coordena os projetos Batuclagem nas Escolas, Café com PP e Transformação Sensível-Neblina sobre trilhos na UFABC. Suas pesquisas enfocam os seguintes temas: Traumas de guerra, Estudos de Nazismo e Antissemitismo, História e Contemporaneidade, Conflitos e identidades sociais, Oralidades: estudos de Memória, Identidade e Narrativa, Patrimônio Histórico, Repressão Política, novas linguagens historiográficas (Cinema X História, História X Fotografia, História X Canção) e Estudos interdisciplinares de Artes e Humanidades.


Giselda Brito Silva

Graduada em História pela Universidade Católica de Pernambuco (1990), Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Pós Doutorado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. (2011) Atualmente é Professora Adjunta de Teoria da História e Introdução aos Estudos Históricos da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Membro do Conselho Científico de Editoras e Revistas da área de humanidades; Avaliadora sistema e-MEC/INEP.

Rodrigo Christofoletti 
Doutor em História Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/CPDOC). Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Assis. Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Assis (1998) . Atualmente é educador da Universidade de São Paulo (USP), no Monumento Nacional Ruínas e Universidade Católica de Santos. Projeto de pesquisa: A Enciclopédia do Integralismo: lugar de memória e apropriação do passado (1957-1961)



Rogério Lustosa Victor
Doutor em História pela UFG, com pesquisa intitulada O labirinto integralista: o PRP e o conflito de memórias (1938-1960), financiada pela Capes. Autor do livro O integralismo nas águas do lete: história, memória e esquecimento/ PUC-GO (2005) e organizador do livro `A direita da Direita - estudos sobre o extremismo político no Brasil.


Carlos André Silva Moura
Doutorando em História na Universidade Estadual de Campina (UNICAMP), com estágio sanduíche como Investigador Visitante Júnior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Mestre em História Social da Cultura Regional na Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, graduado em Licenciatura em História na mesma universidade. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e História do Brasil República. Atualmente se dedica as pesquisas sobre as trocas culturais entre intelectuais portugueses e os pensadores do movimento de Restauração Católica no Recife no início do século XX. É autor do livro “Fé, Saber e Poder: os intelectuais entre a Restauração Católica e a política no Recife (1930 – 1937)”, e também foi um dos organizadores do livro “Religião, cultura e política no Brasil: perspectivas históricas”. 


Gilberto Grassi Calil

 Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil, desde 1999, com actuação no Curso de História e no Programa de Pós-Graduação em História. Líder do Grupo de Pesquisa História e Poder (Unioeste) e integrante da Linha de Pesquisa Estado e Poder do PPGH-Unioeste e do Grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais do Instituto de História Contemporâbea da Universidade Nova de Lisboa. Editor da Revista História & Luta de Classes. Doutor em Doutor em História Social (UFF, 2005) e pós-doutorando na Universidade do Porto (bolsista CAPES). Autor de Integralismo e hegemonia burguesa: a intervenção do PRP na política brasileira, 1945-1964  e de O integralismo no pós-guerra: a formação do Partido de Representação Popular, 1945-1950). E-mail: gilbertocalil@uol.com.br. 



Rodolfo Fiorucci
Professor de História no Instituto Federal do Paraná - IFPR/Jacarezinho, Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre  e graduado em História pela UNESP/Assis. Membro do GEINT e pesquisador no Grupo Integralismo e Outros Movimentos Nacionalistas (CNPq). Também colaborador do Núcleo de Estudos da Cultura, Linguagens e suas Tecnologias (NECULT). Atualmente pesquisa a mais representativa revista do integralismo nos anos 1930, Anauê!, com intuito de entender qual o papel desse periódico tanto na história da imprensa integralista quanto brasileira, além de compreender os mecanismos de manipulação e doutrinação empregados pela AIB.


Éverton Fernando Pimenta
Atualmente é professor da rede municipal de Lavras-MG e mestrando em História ela Universidade Federal de São João Del Rei. É pesquisador associado do Grupo de Estudos do Integralismo e Outros Movimentos Nacionalistas (UFF/CNPq). É bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2006) e tem experiência na aera de História, com ênfase em História do Brasil, atuando nos seguintes temas: Integralismo, Estado Novo, Nazi-Fascismo no Brasil.







Nenhum comentário:

Postar um comentário