História do GEINT

Este Grupo de Pesquisa nasceu dos debates mantidos virtual e fisicamente entre estudiosos de todo o Brasil sobre os temas o Integralismo e de outros Movimentos Nacionalistas. Reunidos no Grupo de Estudos sobre Integralismo, o GEINT, os pesquisadores participam de eventos nacionais e internacionais para a divulgação de seus trabalhos.
O Grupo foi criado em julho de 2001 pelos historiadores Renato Alencar Dotta (USP) e Rodrigo Christofoletti (UNESP - Assis), então estudantes de mestrado, durante o Simpósio Nacional da Anpuh (Associação Nacional de História), realizado na UFF (Universidade Federal Fluminense), em Niterói.
O GEINT promoveu o I Encontro Nacional de Pesquisadores do Integralismo, no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro (SP) de 16 a 17 de outubro de 2002. Desse encontro, saiu o primeiro livro do Geint: "Integralismo: Novos Estudos e Reinterpretações", co-organizado por Renato Alencar Dotta, Rosa Maria Feiteiro Cavalari e Lidia Maria Vianna Possas, e editado pelo próprio Arquivo Público Municipal de Rio Claro, em 2004.
Em novembro de 2003, o II Encontro Nacional de Pesquisadores do Integralismo aconteceu na Pontifícia Universidade Católica em Porto Alegre (RS). 
Em novembro de 2005, ocorreu o III Encontro Nacional de Pesquisadores do Integralismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR). 
O IV Encontro Nacional de Pesquisadores do Integralismo ocorreu de 10 a 13 de maio de 2010, na Universidade Federal de Juiz de Fora e no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. As conferências e mesas redondas deste Encontro foram publicados física e virtualmente pela Revista Locus do Departamento de História e pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFJF. 
A Revista de História da Biblioteca Nacional, em sua edição no. 61, contou com a colaboração de alguns de nossos pesquisadores: Márcia Carneiro; Renato Alencar Dotta e Giovanny Viana. 
Em junho de 2011 foi publicado, sob a coorganização de Renata Simões, o livro: Entre tipos e recortes: histórias da imprensa integralista que reúne artigos de vários pesquisadores deste Grupo. 
O Grupo de Pesquisa se reuniu no XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA -ANPUH - USP, 17 a 22/07/2011, com o Simpósio "Integralismo e outros movimentos nacionalistas". 
Também em 2011, foi publicado o livro À direita da direita (Ed. PUC Goiás) com participação de diversos pesquisadores.
Em 2012 foram criados pela ANPUH três grupos de trabalho regionais do GEINT: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais com o nome História dos Partidos e Movimentos de Direita. O GEINT também participou em dois Encontros Regionais da ANPUH com Simpósios Temáticos aprovados: em São Paulo e Minas Gerais.
Em 2013, o grupo teve seu GT Nacional aprovado pela ANPUH, durante o XXVII Simpósio Nacional, ocorrido em Natal, em julho daquele ano. As comunicações desse evento devem sair em livro em breve, organizado por Renato Alencar Dotta e Renata Simões.
Ainda em 2013, em setembro, foi lançado em parceria com o Arquivo Público Histórico de Rio Claro, o livro "Dos Papéis de Plínio - Contribuições do Arquivo de Rio Claro para a Historiografia Brasileira", organizado pelo pesquisador Renato Alencar Dotta e pela diretora daquela  entidade Maria Teresa Arruda Campos. O livro é uma reunião de artigos de pesquisadores que utilizaram o Fundo Plínio Salgado, daquele Arquivo, para suas pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário